"A potência das águas que movem esta nossa terra 

Gira 

pelas mãos das várias Marias

Mães,  filhas, avós,

E tu e eu

Somos Águas, rios e mares

Mulheres Artistas Amazônicas" 





Estive com essas mulheres marévilhosas, a convite da Multifário e foi lindo!!!

A edição Mulheres do Mar no Rio Guamá, ocorreu no dia 08 deste mês junino no Baile do Bec0, no Bar do Bené. Antes de tudo quero destacar a alegria em ter sido convidada para um projeto que já acompanho desde sua primeira edição, ocorrida em Bragança/PA, trabalho que dialoga bastante com minhas pesquisas marinhas/ marítimas entre margens em performances memoriais. Isso porque, acima de tudo, estar com a Roberta é um privilégio de primeira grandeza e partilhar desses momentos carinhosos que ela vem proporcionando a nós mulheres, em nossa variedade de faixas étarias, formas, tamanhos, territorialidades, desejos; nossas corpas amazônicas distintas se relacionando afetuosaMentes é uma experiência sem preço, sem nome ainda pra mim.

Roberta é uma multiartista periférica autoral, suas peças traçam caminhos, sentidos e significados que, quando no corpo das mulheres, assumem percepções, sentidos e qualidades estéticas únicas, personalizadas, pessoalizadas sobre ser e estar, se relacionar e intervir no espaçotempo do mundo em suas ondas energéticas memoriais de largo alcance. Então, é um rolê para além do campo da Arte, é saudável, lúdico, filosófico, político, educativo nesse olhar para si, para fora, para e com outres. Modelar, mostrar-se, exibir-nos como ato de decisão de me colocar mostra, é uma entre inúmeras vivências importantes em Marias do Mar, com essas maré_vilhas e tão queridas, me faz sentir muito valiosa. Somos, pessoas da sua intimidade pessoal e artística que pisam os caminhos por onde molhamos o solo, deixando imensidão de arte ancestral, tecida a mão, laçada no coração nesse andar delas. Assim me senti ao lado desse cardume de mulheridade: uma pescada roliça na malha fina desses tecidos sem nó, laçada no nós da existência de amizades que Roberta, tão bem sabe costurar, uma a uma, amor. Artista sem comparação, um desfile leve e restaurador, mulheres no seu brincar maduro...a NOSSA dança no bar, ganhando a rua como passarela, o bar como palco e o Rio por testemunha. E a chuva que rolou veio na hora certinha, nos brindar com sua simpatia da tarde quase noitinha belenense. Espetáculo de moda, luxo de produção, uma delicadeza que até agora meu corpo celebra. Só amor, querida e queridas! Gratidão, meu bem, só o BEM pra todas, todes e todos nós.
























“Marias do Mar” foi lançada durante um evento organizado por um coletivo que tem à frente Sandro Barbosa e Keila Monteiro, Milene Siqueira e Beto Siqueira. Na equipe, Roberta contará com o talento do poeta e fotojornalista Sandro Barbosa, além dos realizadores Francisco Weyl e Marcelo Rodrigues na criação de vídeos e imagens. Pela segunda vez consecutiva, “Marias do Mar” terá apoio do Armarinho Ponto Cheio (Patrícia Resque), e da Academia de Letras do Brasil de Bragança do Pará.



CONTATO: @multiifario_arte


Criação e concepção: ROBERTA MÁRTIRES / IMAGENS: Sandro Barbosa, Marcelo Rodrigues
ARTES E MONTAGENS: Carpinteiro de Poesia / MODELOS: Roberta Mártires, Keila Monteiro, Carol Magno, Lu Miranda, Rosilene Cordeiro, Wellingta Macedo, Irene Weyl, Cristina Weyl
PATROCÍNIO: Keila Monteiro / PRODUÇÃO: Baile do Beco
APOIO: Armarinho Ponto Cheio, Baile do Beco, Abaya Coletiva, ARTE USINA CAETÉ, Academia de Letras do Brasil - Seccional Bragança do Pará

+ MARIAS DO MAR
https://carpinteirodepoesia.blogspot.com/.../roberta... 





FALA A ARTISTA

Roberta Mártires, da Multifário, acredita que a revolução tem que ser feita com laços, fios, nós, teando, emaranhando, desemaranhando, atando e desatando esta Amazônia que nos pertence. Viva as Marias do Mar todas! Viva a Arte! Viva as Mulheres! Viva os companheiros que acrescentam na nossa luta!











Fotografia: @sandro_sbarbosa

Comentários

Postagens mais visitadas