Feira oferece mostra inédita de filmes de países de língua portuguesa


Da Redação
Secretaria de Comunicação


Um espaço para o cinema e o teatro foi reservado na 14ª Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. As apresentações seguem até domingo (5), no período da manhã e à tarde. A mostra de cinema intitulada "África no Cinema da Língua", segundo o curador do evento, Victor Lopes, apresenta vários filmes - curtas, longas e documentários - produzidos em sete países da língua portuguesa: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Brasil e Portugal.
"Esse evento é inédito no Brasil, assim como os filmes que estão sendo apresentados", comentou Victor, que nasceu em Moçambique e mora no Brasil há 33 anos. Segundo o produtor quem prestigia a mostra de cinema, na sala Mário de Andrade, conhece a diversificação dos olhares sobre a África, desde o colonialismo até os dias de hoje.
Victor Lopes produziu vários filmes e, alguns deles premiados no Brasil e em outros países. Um dos mais premiados foi Bala Perdida, que já recebeu 20 premiações, entre as quais a de Melhor Filme, no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, e a de Melhor Filme do Ano, pela Academia Brasileira de Cinema.
Teatro - O Grupo de Atores Performers em Cultura Afro-brasileira e Ameríndia, vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentou, na sala Gil Vicente, o espetáculo "Contos aos quatro cantos: Poéticas performáticas da cultura afro-brasileira e africana na lenda de Anance", cujo enredo conta como as histórias chegaram ao mundo.
O espetáculo começa com um cortejo, para envolver a platéia na vida de Anance, personagem da mitologia africana. No elenco atores que vivenciaram alguma experiência na UFPA, como alunos e ex-alunos de graduação ou pós-graduação.

A diretora e produtora do espetáculo, Rosilene Cordeiro, informou que a peça é resultado da oficina de performance africana, afro-brasileira e ameríndia, realizada no início deste ano por meio de uma parceria entre a UNIRIO e UFPA.

Edna Nunes – Secom
Fonte: http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=67192, acessado em 03/09/10
Ficha Técnica
Elenco: Adhara Belo, Anne Pina, Deliane Lima, Edmir Amanajás, Julie Novaes, Fernanda Cruz, Mel Saron, Leandro Cercontini, Alyne Góes, Hilssy de Nazareth, Rosilene Cordeiro
Músico percusionista convidado: Diego Vattos
Sonoplastia: Rosilene Cordeiro e Diego Vattos
Direção/ Produção: Rosilene Cordeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"