Um encontro inesperado no ENEARTE 2009, em Salvador na UFBA/

Por Maiana de Araújo Brito

(Estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Cursando Cinema e Audiovisual 2011.2 Participante do grupo de estudos de Filosofia ministrado pelo Professor André Itaparica. 2011.1)

"No ENEARTE 2009 cursava na UFBA, o Bacharelado Interdisciplinar de Artes, na época cursando o 2º semestre, fiz parte da monitoria de audiovisual do evento. Além desta monitoria, sai algumas vezes com a minha pequena câmera para registrar um pouco do encontro e o que acontecia de apresentações artísticas no mesmo.

No dia 24/09, na entrada principal do campus de Ondina da UFBA, aconteceram algumas apresentações e dentre elas uma performance em particular que me chamara a atenção, Me alugo pra sonhar da performer Rosilene Cordeiro. Um encontro inesperado, pois já estava para voltar as minhas atividades de trabalho, quando me deparei com uma figura que parecia ter saído de um túnel do tempo, com uma vestimenta diferenciada e seu pilão, a mulher que se encontrava a minha frente parecia não se encaixar no espaço-tempo em que estávamos.

Quando percebi a sua movimentação corri para fotografa-la, os seus elementos me chamaram logo a atenção: segurava na mão uma espécie de bastão, um pilão e algumas palhas, levantou-se de onde se encontrava e com os pés descalços caminhou arrastando-os no chão com um peso sem medida e um olhar um pouco perdido e desconfiado, olhava a sua volta o que se passava. Sem saber da onde surgira aquela figura, me remetia a alguém muito antigo, acompanhei os seus passos e ao mesmo tempo com a câmera ligada resolvi filma-la, aquela mulher tinha me arrebato, afetado mesmo, tinha uma imagem ancestral, um comportamento quase que animal e fui seguindo o seu lento caminhar, até um ponto em que ela me pergunta: o que você sonha? Ali ela quebrara o longo silêncio que até então tinha estado entre nós, eu não lhe respondi nada, mais uma vez ela me perguntara e eu não lhe respondi, talvez o que me tivesse feito acompanha-la era justamente este contato silencioso no qual me fizera acreditar naquele pequeno-longo tempo de encontro que ela era real e como uma ‘’entidade’’ havia estado por lá para deixar a sua imagem ancestral ou simplesmente estar ali existindo por um instante.

Foi uma experiência muito interessante e tocante no sentido que me fizera experimentar um outro tempo, uma outra imagem e registrar a sua poética visual fora realmente muito bom para um encontro inusitado."

#Maiana Brito tem os créditos de Imagem de perfil deste blog entre outras imagens disponibilizadas sobre meu experimento de pesquisa, bem como um vídeo postado no youtube intitulado "Me alugo para sonhar" gravado por ela no dia em que cruzou com "minha e seu pilão" na UFBA em 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"