Participação na gira de abertura do espetáculo A DANÇA BRASILEIRA RISCADA NO CHÃO

Academia Paraense de Mestre-Sala comemora 5 anos de criação


A Academia Paraense de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte comemora, no próximo dia 16 de setembro, cinco anos de atividades no carnaval paraense. O projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da UFPA é pioneiro, em Belém, na formação de novos casais de mestre-sala, porta-bandeira e porta-estandarte. O projeto é também um núcleo oficial de manutenção, qualificação e formação das danças nobres do carnaval vinculado à Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro, fundada por mestre Manoel Dionísio, que, há 26 anos, atua no cenário do carnaval brasileiro.

Espetáculo - Para celebrar a data, a academia encenará o espetáculo A Dança Brasileira Riscada no Chão, com casais de mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandartes e destaques do carnaval de 2016, embalados pela bateria da Escola de Samba Xodó da Negra, além da participação especial dos cantores das escolas de samba de Belém. O espetáculo terá apresentação única no dia 14 de setembro, às 20 horas, no Teatro Cláudio Barradas, situado na Rua Jerônimo Pimentel, esquina com a D. Romualdo de Seixas, ao lado da ETDUFPA, bairro Umarizal, em Belém.

Dedicatória - O Espetáculo A Dança Brasileira Riscada no Chão é dedicado ao mestre Manoel Dionísio, que celebrou 80 anos em 2016 e é um dos responsáveis pela criação da academia, quando esteve em Belém para a sua fundação, ministrando aulas e qualificando os instrutores do projeto, além de sua permanente consultoria para as atividades da academia.
Nesses cinco anos de atuação, a academia mantém importante parceria com as escolas de samba de Belém, Mosqueiro e Icoaraci e já produziu dois espetáculos com seus alunos, instrutores e artistas convidados:  Em 2014, Louvação ao porta-estandarte; e em 2016, Rito cênico carnavalesco.

Pesquisas - Além do trabalho pioneiro fundado em Belém por meio da extensão universitária, a academia originou duas importantes pesquisas de mestrado realizadas no PPGARTES – UFPA: a pesquisadora Ariane Pimentel realizou pesquisa sobre a dança dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, intitulada Defendendo o pavilhão: a dança autoral dos casais de mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba de Belém do Pará, sob orientação da professora doutora Ana Flávia Mendes Sapucahy e co-orientação do professor doutor Miguel Santa Brígida; o pesquisador Feliciano Marques realizou a pesquisa sobre a corporeidade do porta estandarte, intitulada A dança do porta-estandarte: corporeidade e construção técnica na cena carnavalesca de Belém, sob a coordenação da doutora Ana Flávia Mendes Sapucahy. Ambas as pesquisas tiveram como campo de estudo a academia.

A academia é coordenada pelo artista-pesquisador-extensionista professor doutor Miguel Santa Brigida, que desenvolveu, em 2010, pesquisa de pós-doutorado na Unirio, sobre a dança do mestre-sala e da porta-bandeira do carnaval carioca. A Academia tem, ainda, como colaboradores a professora doutora Ana Flávia Mendes Sapucahy e os professores mestres Arianne Pimentel, Marluce Oliveira e Cláudio Didimano; e como bolsista de Extensão, Darciana Martins. O quadro de instrutores da academia é composto por Ana Flávia Brito, Bené Brito, Nadja Graciosidade, Arianne Pimentel, Ana Flávia Mendes Sapucahy, Feliciano Marques e Douglas Salgado.

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação da ETDUFPA/ICA/UFPA.

Foto da matéria: Alexandre Moraes
 
Publicado em: 09.09.2016 18:00 
 
Fotografias da performer: Tati Lima  e Denis Bezerra








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"