Mulher MARIA, Marianas MULHERES

[...] o sagrado feminino na Igreja católica romana se chama Maria. Mas numa religião de origem e disseminação patriarcal seria muita pretensão ter uma mulher "operando comunitariamente" na SS Trindade. Daí chamaram de Espírito Santo o fluído renovador, o comunicador sensível e potencializador da vida de toda humanidade, pelos séculos, dos séculos. Maria ficou de fora com o título de "mãezinha do céu", herdou "simbolicamente" o reinado entre o céu e da terra só que fora do Mi[ni]stério, não opina, apenas intercede.
 
O culto à onipotência, onisciência e onipresença masculina é anterior às invasões históricas e culturais. A luta não não é contra o bem e o mal, nem contra o certo ou errado... a luta foi, é e sempre será entre quem tá dentro e quem ficou de fora, quem organizou a história, quem a recontou (quem se fortalece com ela) e quem apenas ouve passivamente e pratica a história nessa literatura fechada. Entre quem tem o poder e quem obedece...
 
Só que o culto à divindade de Maria é muito maior, vazou do dominio da Igreja e se expandiu numa proporção que atualmente ultrapassa credos e limites arquitetônicos e eventuais, entre roMARIAS, novenas e procissões. Culto de fé cotidiana, vida em ação, atuação diária que continua inspirando mulheres...quebrando amarrações, desfolhando e dissipando maldades...Maria de todos os dias e muitas Marias!! Sobretudo entre campos, matas, florestas...profundezas e margens de rios...
Ficção?! Loucura? Sacrilégio? Talvez...ou não! Só que essa é a minha versão dos fatos. Eu sou Mariana: no nome, no pensamento e nas ações.E mesmo pela beira, nós as marianas, entre templos e terreiros, já caminhamos bastante...só que ainda temos muito que remar, se arriscar, confrontar, debater, re-fazer, re-viver esse sagrado em nós.
 
[...] Rosilene Cordeiro Rosilene Cordeiro
 

Salve a Deusa! Salve Maria! Salve Oduduá, divindade feminina da criação de toda matéria, origem da vida. Senhora do universo, útero da terra.
Salve curandeiras, rezadeiras, puxadeiras, parteiras, benzedeiras, salve pretas e índias velhas...Salve!
Salve Oxalá, nossa divina GRAÇA!


Fonte da imagem: http://amazoniapreservacaodavida.blogspot.com.br/2012/06/benzedeiras-da-amazonia, acessada em 03/03/2017.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"