Seminário promovido pela ETDUFPA aborda teatro e política



A Escola de Teatro e Dança da UFPA inicia hoje o seu 9º Seminário de Teatro, incluindo uma série de atividades em torno do tema “Teatro e Política: Para Onde Eu Aponto Esta Arma?”. Entre as novidades deste ano, está uma mostra de vídeo, hoje e amanhã, às 14h, além da presença de convidados como a pesquisadora Gabriela Chiari (MG), o performer Elmir Mateus (BA), e o ator e pesquisador Jitman Vibranovski (RJ), que já participou de diversas novelas, como “Cambalacho” e “Avenida Brasil”, trazendo o solo “Marx Baixou Em Mim”, às 19h30, no Teatro Cláudio Barradas, com entrada franca.

O tema deste ano foi escolhido pela necessidade de ampliar o conhecimento e o registro do teatro político produzido no país e, em especial, no Pará. “Na verdade, nossas práticas artísticas sempre foram ligadas ao campo da política, não essa politica mais partidária, mas a política como afirmação, questionamento da sociedade, reflexão do próprio fazer teatral, da relação do teatro com a cidade”, explica o professor Denis Bezerra, que coordena o evento ao lado das professoras Ivone Maria Almeida e Ana Karine Jansen.

A convidada, professora Gabriela Chiari, colabora com o evento realizando a oficina “Teatro do Oprimido”, baseada em sua pesquisa de doutorado pela UFMG. As aulas ocorrem hoje e amanhã, das 14h às 17h30, no Teatro Cláudio Barradas. Aberta à comunidade, a atividade apresenta um método teatral que reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo Augusto Boal, trabalhando um “teatro social”, pontua o professor Denis Bezerra. Ainda hoje, às 18h30, será a abertura oficial do evento, com a presença dela e de outros convidados.

O espetáculo “Marx Baixou em Mim”, de Jitman Bibranovski, ocorre logo depois, às 19h30, e baseia-se em texto do americano Howard Zinn. Jitman recebeu convite direto do professor Denis Bezerra para apresentá-lo em Belém. “O espetáculo traz outra dimensão política do teatro, mais clássica mesmo, com as ideias desse filósofo que revolucionou o século 20. Hoje, vivendo esse conflito ‘coxinhas’ versus ‘neocomunistas’, retomar as ideias do Marx por meio do teatro é muito interessante”, afirma o professor. 

LANÇAMENTO E PERFORMANCE

No segundo dia do Seminário, ocorre às 17h, o lançamento da revista “Tribuna do Cretino”, organizada pelo professor Edson Fernando, na qual publica críticas sobre produção teatral recente. O evento ocorre no Teatro Cláudio Barradas, assim como a palestra “Teatro e Política: Para Onde Eu Aponto Esta Arma?”, com o professor doutor Ernani Chaves, às 18h30, com entrada franca. Mais tarde, às 20h, será apresentado o espetáculo “Vermelho”, de Denis Bezerra, uma livre adaptação de “O Percevejo”, do escritor russo Vladímir Maiakóvski, obra com clima de revolução.

Para o último dia do evento, quarta-feira (1º), o foco será a arte-performance. Logo às 15h, será realizada a mesa “Performance como Ato Político”, com os paraenses Arthur Leandro e Rosilene Cordeiro, acompanhados de Gabriela Chiari e do baiano Elmir Mateus, no Teatro Cláudio Barradas. Em seguida, às 17h30, será realizada uma mostra com várias performances no pátio da ETDUFPA. E o artista e pesquisador Elmir Mateus encerra a programação do 9º Seminário de Teatro com uma performance, às 20h, novamente no Teatro Cláudio Barradas.

 Por Laís Azevedo/Diário do Pará.

Segunda-Feira, 30/10/2017, 10:21:03 - Atualizado em 30/10/2017, 10:21:23 











2º Re-ATO: o corpo espetacu_LAR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"