MAURA _Performance

Performer Denis Bezerra

Performer co-participante Rosilene Cordeiro
Presentação na Universidade do Estado do Pará. 
Abertura das aulas do PPGED. Fevereiro 2017.
"Se puserem você numa caixa cheia de pulgas, as pulgas vão ter um valor imenso para você. Você não vai se interessar pelos intelectuais, por exemplo, porque não tem nenhuma relação extracaixa." 
...
"_ O juiz decreta que até 1980 eu sou louca. A partir daí cessa minha periculosidade. Por que esta onipotência, essa onisciência do juiz? depois o advogado grita que estou ilegalmente presa. Por que então estou presa?
Qual será a real periculosidade de uma pessoa cega? O Estado não tem lugar para acolher Maura Lopes Cançado. Não serio o caso, então, de financiar seu tratamento numa casa de saúde particular? E o Ministério da educação, do qual ela é pensionista?"
...
"Como punir a inconsciência é o que não entendo. Entretanto, o médico, depois de rotular um indivíduo de irresponsável, inconsciente, exige deste mesmo indivíduo a responsabilidade de seus atos ao mandar (ou permitir que se faça)castigá-lo. De que falta pode um louco [UMA LOUCA] ser acusado [A]? De ser louco? É o que venho observando e sentindo na carne."

( Por Margarida Autran, jornalista. Fragmento do posfácio do Livro Hospício é Deus, da escritora Maura Lopes Cançado "Ninguém visita a interna do cubículo 2", publicado no Jornal "O GLOBO", 1978.) 











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"