Pra início de conversa... Metodologia Científica com Wlad e Karine














O primeiro módulo do curso "capitaneado" pela disciplina Metododologia Científica, ministrada pelas Profas. Dras. Karine jansen e Wlad Lima, foi um momento significativo para esse início de jornada. Sendo a disciplina um estágio preparatório altamente significativo para a construção e desenvolvimento do Ante- projeto de pesquisa, foi costurada "harmoniosamente" (lógico, com as aproximações e os distanciamentos que as especifidades das metodologias comportam!)e com o também conhecido critério que bem conhecemos de nossas competentes docentes neste campo.
As mesmas nos apresentaram a construção do conhecimento como via de mão dupla, na qual a relação professor/ aluno e ensino/ aprendizagem(ens),acontecem num movimento não hierárquico, se ressignificando dialeticamenteno no exercício dialógico da interlocução permanente dos sujeitos na ação educativa, assim entendidos portanto, como sujeitos educativos(protagonistas na ação de ensinar/ aprender mutuamente) na perspectiva freireana de educação.
Todo o processo metodológico pautado na valorização da diversidade de saberes e experiências trazidas a campo pelos relatos individuais quando da apresentação dos diferentes trabalhos e área de atuação de cada artista- pesquisador (teatro,dança e circo) foi favorecido pela total facilidade com que as pesquisadoras trafegam nas diversas teorias e autores, razão pela qual fomos privilegiados com uma bibliografia rica, ampla e e democrática no sentido do amplo diálogo que suscitaram no grupo que ora integramos. Autores e vertentes que de alguma forma,dialogam perpassam sobre/ entre nosso universo vivencial sócio- cultural, artístico e estético, em torno do corpo que "elegemos" (ou será o objeto- corpo que nos capitura? algo a descobrir!)apreciar com olho de palhaço: arregalado, inteiro e disponível como diria nossa colega Andréa Flores.
Destaco, com especial predileção, a atividade do estudo da bibliografia base na perspectiva do expositor/ comentador como uma dinâmica bastante interessante, que por certo nos oportunizou tatear, desde já- ainda que numa primeira tentativa de ensaio, penso eu!- o lado de "cá" de quem produz e comunica conhecimento, resultado de nossas descobertas pessoais e compartilhadas, pautando- as teoricamente numa agenda discursiva que, aos poucos, desnuda nossa percepção, as diversas formas que nos permitem capturar texturas,imagens, caminhos e diferentes sentidos numa experiência caleidoscópia e salutar a partir da qual vamos tecendo nossas primeiras análises no jeito peculiar de cada um e cada uma ler, entender, subjetivar e dialogar com os vários corpos que nos propomos investigar à luz da academia. instaura- se aqui, ao meu ver, um convite deixado por nossas professoras que que possamos descobrir nosso próprio jeito de fazer pesquisa.

Shalon e bem às parceiras de vôo (agora também colegas de estudo!) Wlad e Karine que nos apontaram o abismo prazeroso da prática científica!!



Fonte da imagem: http://diegomonteiro.files.wordpress.com/2008/08/diversidade2.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"