Auto do Círio leva multidão à Cidade Velha

Conhecido como a expressão artística pertencente ao lado profano da quadra nazarena, o Auto do Círio reune, na noite desta sexta-feira (08), véspera da Trasladação, 500 artistas e aproximadamente 7 mil pessoas no cortejo pelas ruas do bairro da Cidade Velha.

Criado em 1993, o Auto do Círio surgiu com a intenção de revitalizar o centro histórico de Belém, no período dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré, além de fazer parte do projeto de extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA).

O evento que une teatro e religião diminui a distância entre a arte e o povo devoto da Santa. Em 2010, o espetáculo teve a consultoria do teatrólogo Amir Hadda, e teve como tema "Todos os Caminhos Levam a Ti, Senhora", que fala diversidade dos trabalhadores que se empenham na construção do evento.

Para Claúdio Melo, assistente de direção do Auto, o cortejo já representa um dos maiores eventos do Círio. "Uma multidão quase incontrolável lotou as ruas da Cidade Velha.

A Defesa Civil e a Polícia Militar estiveram garantindo a segurança no local. O encerrando ficou por conta do sambista Dominguinhos do Estácio, que fechou a caminhada com “um grande Carnaval", como definiu Claúdio Melo. (Diário Online)

Acessado em 09/10/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Teatro Oficina em Belém/ Pará

"No rio negro mururé viraram flores, na mata virgem rouxinol cantou"