"Corpo reUNIDO!"

O convite!











Ao Ilaroque, ao Mailson, ao Mateus, ao Rafael, ao Diego, ao Maurício as pontas da minha estrela

Caríssimos, um novo tempo raiou no horizonte e fomos dignos de recebê-lo, uma vez que pudemos contemplar seu nascedouro com os próprios olhos!

Que isso seja, em si, um grande motivo de alegria para  todos.
E é sobre o novo, um novo projeto, do qual alguns já tem um certo conhecimento, que gostaria de falar, aproveitando o ensejo e formalizando o convite para que você componha minha equipe de trabalho. Uma equipe-diga-se de passagem!- escolhida pelo tempo de maturação do mesmo em que, um a um, foi se inscrevendo na minha vida pessoal, na minha trajetóriaartistica e profissional de forma muito peculiar. Pessoas de quem tenho bebido (e me embebido!) da competência e seriedade com que desempenham sua atuação na cena artística da cidade com a qual dialogo e que hoje, penso, são altamente representativas do que acredito e, portanto,personas com as quais gostaria muitíssimo de compartilhar esta atividade, antes, humana, para depois  artística, com enfoque religioso.

E sobre isso dou minimamente a saber:

Seis caminhos.
Seis linguagens.
Seis meninos...

Seis tarefas
Seis encontros
Seis discursos
Seis encantos..."


Seis tarefas
Seis encontros
Seis discursos
Seis encantos...
Um destino."


O Projeto CORPO SINCRÉTICO: “A partir das 8” INstalação PERFOMativa na composição de Ewá, a orixá da síntese nasceu, assim, do desejo da atuante-performer investigar seu corpo como suporte de matrizes religiosas dos diferentes itinerários místicos que vivenciou ante às diferentes investidas sociais em torno do diálogo interreligioso na atualidade, isto pelas diversas frentes de atuação, inclua-se aqui a artística.
A Presente proposta tem por temática, assim, a performance corporal da performer/atuante, com historicidade totalmente marcada pela vivência na região amazônica, percurso esse baseado no hibridismo religioso presente no histórico pessoal e coletivo com enfoque na composição artística de uma entidade de matriz africana: Orixá Ewá, visto que o projeto ergue-se no exato momento em que a atuante faz uma opção por iniciar-se no Candomblé.

      Objetiva, deste modo, construir uma Perfomance, aqui denominada instalação performativa, inspirada na reunião de diferentes vivências de religiosidade praticadas na região amazônica, as quais perpassam matrizes que vão da pajelança cabocla, passando pelo umbandismo, pelas crenças populares das festas de santos no catolicismo, em seitas de matrizes orientais e pelo protestantismo brasileiro, inscritos no corpo histórico da performer/ atuante, retraduzidas e sintetizadas simbolicamente na composição da orixá Ewá, entidade religiosa do Candomblé.
Percebendo-me hoje física e emocionalmente ligada a essa pesquisa, reencontro traços, ritmos e potências que assinalam uma possibilidade de vislumbrá-la como imagem caleidoscópica, entre os contornos labirínticos de sua existência encantadoramente poligráfica totalmente convidativa à pesquisa-criação artística no âmbito da religiosidade com aporte no sincretismo religioso que me constituiu o ser humano crente que não pode ser compreendido distante da trajetória que acabei de expor.
Deste modo, o presente trabalho artístico se justifica por buscar oportunizar reunir conceitos em separado, trabalhar com essas matrizes em sua valorização cultural tendo no corpo o suporte no qual as linguagens (audiovisual/ musical/dramatúrgica/cenográfica) atuam de forma preponderante, como canal sincrético um conjunto mestiço de possibilidades, porque é nele que se conciliam os conflitos de ordem teórica dando visibilidade ao todo e às partes que integram sua feitura como obra. 
Arte, Ciência e Religião marcam presença nesse fazer uma vez que somos convidados a olhar por diferentes lentes buscando concretizar no suporte Corpo Sincrético ramos-teias de conexões potencializadoras das diferenças religiosas no que elas tem em comum e agregador em suas substâncias sígnicas culminando com uma entidade compreendida como mobilizadora de energias vitais múltiplas que sintetiza o todo promovendo as partes.
A pesquisa, vista desse prisma, viabiliza promover não apenas a ressignificação desses conceitos religiosos em âmbito artístico e estético, mas romper a amálgama com que se tratou a religiosidade como campo dissociado do corpo por séculos, sem a compreensão da valorização historicidade corporal como fator presente e essencial na elaboração do corpo do performer/ atuante na contemporaneidade; e como isso ganha visibilidade na cena artística regional e, por que não dizer, universal.
Esse Corpo, carregado de códigos próprios, dentre eles os da religiosidade, cada uma com seu valor específico, revisitadas pela arte performática propondo o movimento de um outro encontro promovido pela Arte da performance está alicerçado no que cada um compreende como seu, disponibilizado a um energia coletiva na qual o expectante protagoniza, também e sobretudo, esse sentir e esse viver como evento, processual e nunca finalizado do produto cênico obtido, advindo daí, a idéia de uma instalação performativa.
O desafio aqui posto é trabalhar conjuntamente a fim de orquestrar a sintonia-sinfonia dos diferentes meios-linguagens circunscritas para esse meio-fim e, para tanto, reuni um grupo de artistas da cidade, potencialmente criadores e atuantes na cena artística contemporânea com os quais dialogo substancialmente em teoria e ação e sem os quais não poderia conceber-construir o objetivo desse trabalho. Cito meus sinônimos, homônimos, parceiros-inspiradores que dividem comigo a assinatura desse trabalho antes amoroso, para depois artístico: 

Diego Vattos (Músico instrumentista e compositor) Preparação corpo-som
Ilaroque Parente (Cantor, cenógrafo e produtor artístico) Preparação corpo-mídia

Mailson Soares (Dramaturgo, ator, cenógrafo): preparação corpo-cena

Maurício Franco (Ator, figurinista e cenógrafo ): preparação corpo-veste/corpo-luz

Mateus Moura (Cineasta, ator, diretor e produtor cinematográfico) preparação corpo-lente
Rafael Couto (Dramaturgo, diretor teatral e ator): preparação corpo-mídia
Wallace Pantoja (Geógrafo, professor universitário, produtor cinematográfico e consultor acadêmico): preparação corpo-texto
Nilson Saldanha (Professor, babalorixá e consultor religioso): preparação corpo-rito

Parceiros aos quais dedico a empreitada do meu "corpo cena" neste projeto-sonho, que se propõe hoje pesquisa artística.

Até aqui somos somente gratidão. 

“Ri Ró, Ewá!”


Rosilene Cordeiro 
(Atriz-performeira, Pedagoga) Corpo-atuante

O que é?
Performance de cunho artístico-religiosa com enfoque na composição corporal de uma entidade de matriz africana: Orixá Ewá

O que pretende?

A realização de uma instalação performática como objeto artístico que contemple a valorização dos princípios vivenciados nas diferentes religiões estudadas contemplados no corpo sincrético da atuante na composição corporal da orixá Ewá entidade do Candomblé.



Mailson, Ilaroque, Mateus, Rafael, Diego e Maurício são as pontas da estrela de Davi com que inicialmente me protejo e paramento para compor o Corpo Sincrético da atriz-performer, corpo do qual a orixá Ewá surge para sintetizar a busca pela pureza, o estágio de amadurecimento das ações e pensamentos com que cada religião se inaugura como Casa que se deseja acolhedora dos filhos de 'Deus' ou da(s) força(s) energética(s) criativa(s) do universo.


Tudo emergindo e imergindo desse grupo que irá estabelecendo no andamento do processo criativo colaborativo elementos lidos como conteúdo,  forma e  movimento que originam a pesquisa e fazem dela uma instalação performativa ritual, arte performática por assim dizer.

Se te interessar, confirme logo, por aqui ou por fone, pois precisamos conversar

Produto esperado?



Construir uma Perfomance, aqui denominada instalação performativa, inspirada na reunião de diferentes vivências de religiosidade praticadas na região amazônica, as quais perpassam matrizes que vão da pajelança cabocla, do umbandismo, das crenças populares nas festas de santos no catolicismo, em seitas de matrizes orientais e do protestantismo brasileiro, inscritos na historicidade da atriz/ performer sintetizadas e retraduzidas no corpo da atuante na composição da orixá Ewá, entidade religiosa do Candomblé.

 Qual a meta?

    A realização de uma instalação performática como objeto artístico que contemple a valorização dos princípios vivenciados no processo de nas diferentes religiões estudadas e contemplados no corpo sincrético da atuante na composição cênica da instalação corporal da orixá Ewá entidade do Candomblé.

      Por que se justifica?

      A história da religiosidade na Amazônia se constrói do encontro. Matrizes de diferentes cores e matizes constituem a base da formação primeira de um povo que apesar de hoje ser compreendido a partir do valor real do diverso, já foi visto para além da poesia que com que pretendamos representar esse importante, porém conflituoso momento histórico. O encontro primeiro não foi feliz: a supremacia branca não reconheceu o indígena nativo em seu viço de peculiaridades singulares além de negar, pelo traço marcante da pseudo soberania racial européia, a dignidade, essa sim imperiosa, dos povos africanos extraídos pela força do solo materno legítimo onde reinavam seus valores, sua língua e dialetos, suas tradições culturais, éticas, estéticas e, sobretudo, religiosas.

Toda nossa formação humana e escolar no Brasil e na Amazônia, especificamente, num primeiro movimento se instaura a partir dessa mentalidade primitiva: de que uns detém o conhecimento final e a outros cabe apenas recebê-los de modo pacífico e funcional. Essa forma de conceber a diferença sempre moveu e fortaleceu a idéia de que uns ou alguns precisariam se ocupar do que os “outros” precisariam aprender para se viver de forma harmoniosa e ordeira. E foram anos de subjugo e retaliação étnico-racial totalmente desnecessários aos princípios de liberdade e solidariedade que unem- ou pelo menos devem unir- os povos!

O tempo tratou de cristalizar essas distâncias é bem verdade, mas com o conhecimento que fomos adquirindo e com a nossa disposição em mudar,  ele nos permitiu descobrir, pouco a pouco, ao longo de inúmeras tentativas de aproximação o lugar de cada um nesse mundo arco-íris e dialógico por natureza, fragmentado e incompatível com a igualdade pretendida por condição: a diferença que antes nos segredou a existência de uma única e definitiva Verdade, sempre encarada do mesmo lugar uno e paralisante sem considerar as diferentes riquezas culturais de cada um.

O antigo lugar do dogma absolutista e excludente de uns sobre outros, atualmente, motivado pelo afloramento de uma  outra mentalidade mais aberta à diferença, aliada à força lei brasileira de nº 10.639/03 que nos ajuda a compreender melhor a disparidade histórica étnico-raciais como lesão ao direito de expressão de muitos povos, gessada e finita em si mesma, cede espaço à convocação de  um tratamento sensível e possível da multiplicidade que essas importantes energias juntas, somadas, podem potencializar em se tratando do belo, da arte e porque não dizer da totalidade da vida que pulsa em tempo real reclamando uma forma nova de encará-la como presente universal do cosmo, fruto da crença pessoal ou coletiva sendo ela entendida como transcendência ou imanência, ou nenhuma e nem outra, como queiram concebê-la, tanto os que se interessam ou não pelo assunto, como os especialistas na causa.


O fato é que essas ideologias vivenciais atravessam o nosso sentir e o nosso fazer nos diferentes campos em que atuamos, se manifestando em formatos diferenciados; e na arte isso também se vê de forma evidente. O corpo do atuante (ator-performer) recebe essas influências e as devolve ao meio  da forma com que foi gerado, trabalhado, concebido artisticamente e comunicado à sociedade na forma de obra artística.

Deste modo, o presente trabalho artístico se justifica por oportunizar reunir conceitos em separado, trabalhar com essas matrizes em sua valorização cultural tendo no corpo o suporte no qual as linguagens (audiovisual/ musical/dramatúrgica/cenográfica) atuam de forma preponderante potencializando-o como canal sincrético, um conjunto mestiço de possibilidades porque é nele que se conciliam os conflitos de ordem teórica dando visibilidade ao todo e às partes que integram sua feitura como obra.

A pesquisa, vista desse prisma, busca, assim, promover não a ressignificação desses conceitos religiosos em âmbito artístico e estético, mas romper a amálgama com que se tratou a religiosidade como campo dissociado do corpo por séculos; sem a compreensão da historicidade corporal, em âmbito religioso e como isso ganha visibilidade na cena artística regional e, porque não dizer, universal. Corpo esse carregado de códigos próprios, dentre eles os da religiosidade, cada uma com seu valor específico, revisitadas pela arte performática propondo o movimento de um outro encontro, este alicerçado no que cada um compreende como seu, disponibilizado a um energia coletiva na qual o expectante protagoniza, também e sobretudo, esse sentir e esse viver como evento, processual e final do produto cênico obtido, advindo daí, a ideia de uma instalação performativa.

Como está se desenvolvendo?



·         Formação da equipe de trabalho;
·         Reunião com a equipe para estabelecimento de cronograma de ações e agenda de encontros;
·         Encontros para realização de estudos específicos acerca do tema; cada encontro voltado para concepção e montagem das linguagens que atuarão no projeto (audiovisual, cenográfica, dramatúrgica);
·         Visitas ao Ilê no qual se darão os estudos sobre a entidade do Candomblé Ewá;
·         Concepção e criação de toda a montagem da instalação performática como: figurinos, cenário, iluminação, sonoplastia, objetos cênicos, projeto gráfico, etc.;
·         Prestação de contas mensal com a coordenação do IAP;
·         Marcação das datas de “presentação” da performance e datas para ensaios gerais;
·         Montagem da fotografia e filmagem para a divulgação do evento;
·         Divulgação do evento nas mídias do Estado;
·         Realização dos ensaios gerais para afinação de todos os elementos constitutivos da performance;
Presentação da instalação performática para a cidade de Belém e outros município do Estado.


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